5.4.12

“Praça do Pedrão!” – Este nome deve permanecer

Na Sessão solene em homenagem a Amadeu Nogueira, o prefeito Derivaldo Pinto anunciou sua pretensão em sancionar o projeto de alteração do nome da “Praça do Pedrão” para “Praça Amadeu Nogueira”, caso seja aprovado pela Câmara. Se assim o fizer, o Prefeito estará cometendo um grande equivoco. 

É válido o projeto de iniciativa do vereador Cristiano Costa - Eletroguisso (PP) em homenagear Amadeu Nogueira com o nome de um logradouro público na cidade. Entretanto, não é correto que este logradouro seja a “Praça do Pedrão”. Caso os vereadores aprovem este projeto, eles estarão cometendo um desrespeito à história do nosso município. 

Como dito numa citação que escrevi no texto “Onde se vê o Irará de antes”, lembrada pelo Vereador Ubiratan Reis (PC do B) na Sessão dita acima, em Irará existe o triste costume de fazer o novo passando por cima do antigo. E essa ideia de alterar o nome da Praça do Pedrão é mais um exemplo disto. 

Amadeu Nogueira como grande homem público de Irará merece todas as homenagens. E merece nome de logradouro público também. Com certeza, diante do processo de expansão da cidade, vão surgir ruas e praças onde o nome de Amadeu Nogueira poderá ser adequadamente colocado. 

No entanto, se a vontade é buscar por uma rua mais central ou de maior importância no nosso fluxo urbano, há alternativas. Aqui existem logradouros públicos batizados com nomes de personalidades que - até onde sei - não possuem relação intrínseca com a história do nosso município. Podemos citar a “Praça Trancredo Neves” e a “Avenida Rui Barbosa”. 

Substituir o nome de personalidades não iraraenses pelo de pessoas com história neste município seria um grande acerto. Além do mais, manteria Irará na sua linha de valorizar os seus. Afinal, a nossa terra raramente se deu ao costume da bajulação política. Aquela cujo exercício proporciona ao nome de um mesmo presidente ou de senador aparecer em ruas, praças ou avenidas de dezenas e dezenas de cidades. 

Manter o nome da Praça do Pedrão é re-afirmar as nossas raízes históricas. Não só de Irará, mas da Bahia também. Além de ser filho de Irará, Pedrão é um município de destaque nas lutas pela independência da Bahia. É a terra dos “Encourados” e dos ancestrais de muitos iraraenses. 

E como exemplo de iraraense com antepassados de Pedrão, posso citar o próprio Amadeu Nogueira. Filho de Cel. Elpidio, Amadeu era neto de Pedro Nogueira, primeiro intendente de Irará, cuja família veio da região de Pedrão. Assim, a troca de nomes de “Praça do Pedrão” para “Praça Amadeu Nogueira” seria ao mesmo tempo uma homenagem a Amadeu e uma desconsideração aos seus antepassados. 

Segundo me relatou o Professor Sérgio Ramos aquele logradouro foi batizado de “Praça do Pedrão” para homenagear os Encourados. Mais precisamente, pela narrativa do professor, para marcar o fato deles terem partido daquele local para unirem-se às forças brasileiras no combate que resultou no Dois de Julho. 

Por isso mudar o nome da praça seria desprestigiar a independência da Bahia, que na realidade é a independência do Brasil, conquistada pelo sangue e luta dos baianos. Seria cometer o mesmo desrespeito praticado em Salvador, quando foi trocado o nome do aeroporto, ainda que no nosso caso a homenagem seja mais adequada. 

Até pouco, Irará tinha em alguns dos seus logradouros o nome dos outros quatro municípios que somados a ele compõem a nossa comarca. Hoje, pelo que apurei junto ao cadastro imobiliário da Prefeitura, só temos a Praça do Pedrão e a Rua de Santanópolis. 

A rua de Água Fria virou Rua Primo Bispo do Santos e a rua de Ouriçangas virou Avenida Padre Jocundo. Curioso é que, como me lembrou o amigo Artur Modesto, já existia, e ainda existe, a rua Padre Jocundo. Não conheço a história do Padre, todavia por mais esplendorosa que ela tenha sido, não seria motivo para “abençoa-lo” com seu nome em dois logradouros (uma rua e uma avenida). 

No Rio Vermelho em Salvador existem várias ruas com nomes de cidades baianas. Fico contente quando me lembro da existência da “Rua Irará” naquele bairro. Assim como fomos lembrados lá, acho que nossos irmãos, quase conterrâneos, de Água Fria, Santanópolis, Ouriçangas e Pedrão, merecem as lembranças aqui. 

Por tudo isto, defendo a permanecia do nome “Praça do Pedrão”. Afinal, parafraseando o slogan de um ex-candidato a prefeito nas eleições de 2000, “a praça merece este nome”. 

PS – Se o desejo é utilizar ruas do centro. A título de sugestão, podemos imaginar a troca de “Tancredo Neves” por “Aristeu Nogueira”, dando o nome de um ícone político local à nossa praça dos três poderes. E “Rui Barbosa” poderia ser substituído por “Amadeu Nogueira”. Na reinauguração a avenida ganharia nome novo.